O DJI Mavic Pro teve seu lançamento em 2016, na época não havia no mercado um drone com uma qualidade de câmera comparado ao Mavic Pro e os recursos implementados ao drone agradou muita gente, chegando a se tornar o queridinho de toda linha da DJI, dando início a todo um catálogo de drones ultra portáteis e muito poderoso que continuam a ser lançados até hoje, assim como DJI Mini SE (CLIQUE AQUI PARA LER TUDO SOBRE) .
Comparando com os drones anteriores da DJI, é minúsculo e muito mais compacto e com metade do tamanho e peso do carro-chefe da empresa Phantom 4.
Porém o DJI Mavic Pro, tenha resistido ao teste do tempo como um dos drones ultra portáteis mais confiáveis, não é de forma alguma um drone perfeito, uma das preocupações mais comuns que continuam a surgir entre os proprietários novos e antigos do Mavic Pro, tem sido a temida mensagem de erro “Gimbal Erro Overload”.
O Mavic Pro é o primeiro drone DJI pequeno o suficiente para ser jogado dentro de uma mochila ou bolsa, em vez de um pacote rígido especial projetado especificamente para ele. A cima de tudo, vem equipado com todos os recursos dos drones maiores do DJI. Ainda assim ele vem equipado com sensores montados na parte frontal e inferior, prevenção de obstáculos embutida, rastreamento de assunto, pousos de retorno piloto automático e cerca virtual para ajudar a mantê-lo fora de zonas aéreas restritas.
Os recursos de vôo e de alcance do DJI Mavic são verdadeiramente notáveis. Este dispositivo está equipado com a tecnologia mais recente do OcuSync que oferece as melhores funcionalidades de transmissão de vídeos. O alcance de controle máximo do Mavic chega até aos 6.4km e consegue satisfazer as suas exigências na prática dos esportes mais radicais. Os seus modos de vôo inteligentes oferece um controle melhorado durante todas as movimentações durante o vôo – você pode facilmente alterar o modo de Gestos, modo de Seguimento Terrestre, percurso bloqueado, pontos de passagem, pontos de interesse e modo de seguimento.
Contém um design ao mais alto nível com uma estrutura robusta e um interior repleto de recursos interessantes. A superfície tem um design brilhante com imensos controles aglomerados de forma compacta que pode guardar comodamente na sua mala durante as suas viagens. Tem um mecanismo de dobradiças inteligente com braços dobráveis que torna esta máquina ainda mais compacta e portátil.
Apesar de ter sido lançado em 2016, o DJI Mavic Pro conseguiu manter-se relevante até hoje. Afinal, foi o primeiro drone 4K que pode ser totalmente dobrado em seus braços e carregado na mochila, mas sempre muito cuidado com seu Gimbal quando for guardar seu drone.
Em outras palavras, com uma câmera 4k capaz de capturar excelentes imagens tanto de dia quanto a noite, com um sensor CMOS de 1/2.3″ e uma lente de 33mm é possível capturar lindas fotografia graças aos 12mp da câmera, além de ter um ótimo campo de visão de 78º deixando a imagem se distorções na lateral, a câmera pode gravar vídeo 4K a 30fps ou 1080p a 96fps – o último dos quais também pode transmitir ao vivo para o Facebook, YouTube e Periscope a uma taxa mais lenta de 30fps.
Além de estabilizar as gravações, o gimbal também foi projetado para girar a câmera 90 graus para retratos e captura de arquitetura alta.
O drone veio com um alcance de 7 km, ideal para quem gosta de capturar imagens com muitos elementos na cena, e graças ao gimbal de 3 eixos os vídeos capturados são totalmente estabilizados deixando a imagem mais fluida.
Continue lendo esse texto que vamos explicar tudo sobre erro, suas possíveis causas, como identificar e as soluções necessárias para corrigir esse erro.
Receber essa mensagem de erro pode ser bastante frustrante, especialmente se você não conseguir colocar o drone no ar. Eventualmente após analisar essa mensagem fica impossível mover a câmera (pelo menos até que o problema seja corrigido).
Ainda assim, antes de começar a entrar em pânico, seu drone não está danificado e não foi hackeado! Na verdade, é uma solução muito simples para DJI Drones. Por outro lado, esse erro acontece às vezes depois de um acidente, outras vezes depois de o drone não ter sido usado por um longo tempo.
Os pilotos de drones podem receber essa mensagem de erro se:
Em primeiro lugar, o que pode significar essa mensagem de erro? Simplificando, uma sobrecarga do motor significa que algo está impedindo o gimbal de se mover da maneira normal. Conforme o aplicativo DJI GO recomenda apenas que você verifique se a braçadeira do CARDAN foi removida, o que não ajuda em nada. Em segundo lugar, encontrar a causa raiz dessa mensagem de erro tem sido uma questão complicada, ou seja, pode ser uma série de coisas que possam estar contribuindo para esse erro, entre elas:
Muitos usuários notaram que ao longo do uso do DJI Mavic Pro, os suportes que prendem o gimbal ao corpo do Mavic Pro tendem a se soltar com o tempo. O mecanismo de montagem do cardan também possui um componente de borracha que tende a amolecer e esticar com o tempo, especialmente sob calor intenso.
Um suporte de montagem solto definitivamente resultará em uma sobrecarga do motor do gimbal,ou seja, o gimbal acabará ficando desalinhado de sua posição original. Isso significa que o gimbal tenderá a entrar em contato com o corpo do drone, evitando com que ele se mova em toda a sua amplitude.
Alguns usuários afirmam ter resolvido o problema, substituindo o Flat Cable que passa pela placa de circuito impresso (PCB) do gimbal. Portanto, um cabo de fita com defeito provavelmente resultará em uma série de problemas no gimbal. Considerando o quão fino e frágil este cabo é, este pode ser um dos problemas envolvendo o problema.
Um dos erros mais comuns é o gimbal do Mavic Pro ficar fora de calibração após vários usos, o que pode resultar em um horizonte inclinado ou filmagem trêmula. Assim como um gimbal não calibrado, ele é impedido de realizar movimentos em sua amplitude máxima, o que pode levar a uma mensagem de erro “Gimbal motor Overload”. Felizmente, fazer uma calibração do gimbal é provavelmente uma das correções mais fáceis que você pode fazer usando o aplicativo DJI Go.
Para os usuários de drones que não tocam em seu Mavic Pro há um bom tempo, é fácil concluir que um firmware desatualizado é uma das causa que podem gerar esse erro “Gimbal Motor Overload”. Apesar disso não temos certeza de como esse processo funciona exatamente, mas alguns usuários acreditam que uma simples atualização de firmware do seu Mavic Pro resolveu o problema.
Os erros do cardan também podem ser causados pelo ambiente em que você está pilotando o drone. A boa notícia é que um gimbal bem projetado geralmente recuperará a funcionalidade completa assim que o problema for resolvido, ou seja, se você recebeu uma mensagem de erro “Gimbal Motor Overload“ para o seu drone DJI. De antemão, não garantimos que qualquer uma dessas soluções funcione.
Alguns usuários se depecionan ao reparar com essa mensagem no meio de uma filmagem ou enquanto estiver de férias, por isso terá muito pouco tempo ou recursos para resolver completamente o problema.
Os proprietários do Creative Mavic Pro criaram essa correção rápida que todos admitem ser apenas temporária, porém não aborda as possíveis causas do erro.
Então pra fazer essa solução rápida basta segurar seu Mavic Pro de lado e aguardar a reinicialização do cardan. Ele passará pelos movimentos de teste de toda a amplitude de movimento, após o qual o gimbal deve funcionar normalmente. Não há garantia de que funcionará, mas é melhor que nada.
Porém esse método não faz nada para resolver o verdadeiro problema do erro de sobrecarga do cardan, ou seja, esse erro poderá voltar a se repetir em algum momento, por isso é recomendável encontrar uma solução de longo prazo.
No momento em que você receber uma mensagem, uma das primeiras coisas a serem feitas é inspecionar o suporte de montagem do Gimbal.
Ele é montado em três suportes, dois na parte da frente e outro na parte de trás. O suporte traseiro pode vir a ser seu problema, pois muitos proprietários do Mavic Pro nem o viram ou sabem que ele existe.
O gimbal do Mavic Pro é especialmente muito frágil e delicado. Na verdade, o gimbal é tão delicado que algumas partículas de poeira ou areia podem impedi-lo de se mover. Alguns usuários descobriram que uma simples limpeza do gimbal faz o truque. Você pode usar um canudo para soprar suavemente qualquer sujeira ao redor do cardan. Apenas no caso de você acabar pousando em uma praia de areia, é melhor estar pronto com um kit de limpeza de câmera barato.
Constantemente qualquer obstáculo nas imediações do gimbal pode colocá-lo sob pressão inesperada e impedi-lo de se mover em seu alcance máximo, ou seja, a decolagem da grama alta demonstrou ser a principal razão para as mensagens de sobrecarga do cardan, embora essas mensagens de erro geralmente desapareçam após cerca de um minuto de voo.
Então você precisa garantir que você decola em uma superfície plana e use um Plataforma de aterragem. Para melhor cuidado e manutenção do seu gimbal, é melhor decolar e pousar em superfícies limpas e planas. Se esse tipo de superfície for difícil de encontrar, talvez seja necessário considerar investir em uma plataforma de pouso. Eles não são caros e podem evitar mais danos à sua câmera e configuração do gimbal.
Calibrar seu gimbal o retorna às configurações e à faixa de movimento para os quais os fabricantes o projetaram. Embora o processo de calibração seja feito de forma muito fácil e rápida através do aplicativo móvel DJI GO.
Apesar disso alguns usuários relataram que pode levar mais de um ciclo de recalibração para que o erro de sobrecarga do gimbal seja resolvido. Em qualquer caso, é sempre uma boa prática recalibrar seu gimbal regularmente.
Caso você não pilote seu DJI Mavic pro há muito tempo, talvez seja hora de atualizar seu firmware. Isso pode ser feito através do aplicativo DJI GO, embora seja muito mais rápido fazê-lo através do software de desktop DJI Assistant 2. A atualização do firmware leva apenas alguns minutos no máximo e é uma das soluções de menor esforço para o erro de sobrecarga do cardan.
Esta solução é a menos indicada pois requer um alto nível de experiência em trabalhar com eletrônica, além de uma curiosidade genuína sobre como desmontar um drone. Basicamente, o cabo de fita que passa pela PCB do cardan pode ser facilmente quebrado, resultando em muitas mensagens de erro em potencial.
Logo depois de todas essas tentativas e nenhuma deu certo, o que fazer?
Em primeiro lugar, entre em contato conosco via WhatsZapp onde te daremos todo o suporte necessário e tirar todas dúvidas, em seguida iremos analisar seu drone e ver o verdadeiro motivo da causa desse erro e por fim entregar seu drone pronto para poder voar novamente.
Portanto indicamos que sempre antes de fazer qualquer coisa em seu drone mesmo que seja menina e simples procure um profissional especializado (RRDrones), pois como vimos a chance de dar qualquer problema é bem fácil de ocorrer, apesar de algumas soluções serem fáceis de serem feitas elas não garantem o sumiço desse erro que tanto frusta os usuários do DJI Mavic Pro.
Leia também nosso último posto sobre o drone mais barato da DJI