Antes de mais nada, algumas perguntinhas que com certeza vão fazer você enxergar de outro ponto de vista antes de levantar voo com seu Drone.
Tem um drone e está com receio para pilotagem do equipamento?
Comprou seu Drone DJI mas agora não sabe pilotar?
Imagina como seria seu drone cair após todo o investimento no equipamento?
Pode parecer clichê essas perguntas, mas é o que mais vemos nos cursos de oporeção de drone, administrados aqui na RRDrones, pessoas que tem TOTAL capacidade para pilotar, mas que tem medo de não operar corretamente o equipamento.
Após anos na manutenção de drones, percebemos que a maioria dos erros que causam a queda do drone, são de configuração do equipamento ou abuso por parte do piloto, ou seja, a maioria das quedas de drones são causadas por erro humano.
Além disso, um Curso de Operação de Drone vai te agregar muito a ter mais confiança, ter mais habilidade pra realizar manobras e ter conhecimento das leis e legilação brasileira de pilotagem de drones.
Aposto, que você já ouviu ou viu um drone voando não é mesmo? Mas afinal, você sabe realmente o que é um drone e, principalmente, você sabe como pilotar?
Primeiramente para muitas pessoas, um drone é apenas um brinquedo que você fica controlando com um controle remoto, mas esse pensamento é bastante equivocado, embora acha alguns modelos de drones que são brinquedo mesmo.
Em outras palavras, drone nada mais é que um veículo aéreo não tripulado (VANT), seu controle é feito de forma remota. Para entender melhor, é uma aeronave que pode ser movimentada em todas as direções precisamente, assim garantido um uso seguro e eficiente, o que contribuí para diversas ações e atividades em inúmeros setores entre eles:
Portanto, existem várias normas e leis a serem seguidas afinal você está acessando o espaço aéreo brasileiro, em outras palavras, vai responder por tudo que fizer nele.
Já adianto que não é simplesmente um brinquedo, ou seja, para pilotar você precisa de alguns documentos e também conhecer as regras, não importa se você vai pilotar seu drone no quintal ou em uma praça movimentada e um curso de operação de drones voce irá ver tudo isso.
A regulamentação dos drones no Brasil é algo muito recente, que se iniciou no ano de 2017, o fato é que, assim como motos, carros, caminhões, barcos, lanchas e outros veículos, os drones também precisam seguir uma série de regras e leis de trânsito aéreo. Você sabia disso?
Muitos não sabem da legislação vigente sobre o uso de drones e suas normas. Por isso, acabam voando ilegalmente.
As semelhanças com o trânsito que conhecemos continua: caso desobedeça a alguma das regras ou não faça as regulamentações necessárias, poderá tomar multas e penalidades.
Desta forma, o ideal é entender como regulamentá-la com os órgãos brasileiros competentes e as principais regras para seu uso antes de qualquer serviço (de preferência, assim que comprar a máquina).
O espaço aéreo é uma área de interesse público e finito, bem como estratégico para a defesa nacional de uma nação, caso necessário. Sendo assim, todo e qualquer equipamento ou artefato que acesse o espaço aéreo deve atender às legislações pertinentes.
Dessa forma é possível coordenar e garantir a segurança dos demais usuários do espaço aéreo que não somente os drones.
Ao comprar seu drone, precisará regulamentar o uso deste equipamento nos 3 principais órgãos públicos competentes. São eles:
Os drones precisam ser homologados pelo órgão para garantir que os equipamentos operem em frequências compatíveis com a regulamentação brasileira.
Para que os voos das aeronaves não causem interferências em outros serviços.
Nesse sentido, a homologação é importante para otimizar a segurança dos usuários.
É uma das agências reguladoras federais do país, por tanto, é necessário a regulamentação de seu drone na ANAC, porque a mesma é responsável pelos macroprocessos de certificação, fiscalização, normatização e representação institucional.
Setor responsável por gerenciar e controlar as atividades relacionadas ao controle do espaço aéreo, à proteção ao voo, ao serviço de busca e salvamento e às telecomunicações do Comando da Aeronáutica.
Todo piloto de drone deve possuir registro no DECEA, o qual é realizado após ter em mãos o número de registro realizado na ANAC.
Depois que, realizou devidamente cadastro e regulamentação de seu drone, é hora de conhecer as principais regras do uso de drones no país, ou seja, uma das medidas tomadas pela ANAC, foi realizar a divisão dos drones que são usados para fins experimentais, comerciais e institucionais em três classes de acordo com o peso do equipamento.
Abaixo, mostraremos como funciona a divisão de classes das aeronaves remotamente pilotadas.
Todos os equipamentos precisam ser cadastrados pela ANAC e homologados pela ANATEL (Drones a baixo de 250g não precisam de nenhum tipo de registro, apenas é necessário serem homologados pela ANATEL). A primeira regra é que só pode pilotar drones profissionais quem tiver, no mínimo, 18 anos – independentemente da categoria da máquina.
Em outras palavras, se seu drone estiver em umas dessas classificações, é necessário realizar o cadastro na SISANT – Sistema de aeronaves não tripuladas.
É importante ressaltar que é recomendado que os pilotos façam cursos de pilotagem de drones, dado que são equipamentos complexos e exigem alguns cuidados e responsabilidades.
Atualmente a classe de drones mais utilizada é a classe três, dessa forma iremos apresentar alguns requisitos obrigatórios para que possa pilotar drone dessa classe.
Claro que para cada classe existem suas regras específicas, citamos a classe três por ser a classe em que se encontra maior número de drones.
Mas afinal qual a importância de se fazer um Curso de Opereção de Drone? Continue aqui com a gente que vamos te contar tudo que você vai aprender no curso e sem falar na habilidade e confiança que irá adquirir.
Quanto a teoria e funcionamento do drone a internet de fato oferece diversos formatos de conteúdo online, como esse texto que está lendo. Entretanto, muito se aprende com na prática.
Por isso, uma boa maneira de aprender de forma rápida e sem dores de cabeça é realizar um Curso de Operação de Drone.
Imagina você ganhar um carro e sair dirigindo sem habilitação sem conhecer as regras e não ter habilidade pra dirigir? é a mesma coisa com seu drone. Então leve seu equipamento a sério.
Além disso, o custo dos drones estão subindo cada vez mais, por vários motivos, nossa moeda desvalorizada, dólar nas alturas, e infelizmente a tecnologia cada vez mais cara. Não é raro ver equipamentos passando de R$20mil, e sim, ainda estou falando de drones para hobby.
A princípio saber pilotar um drone corretamente pode evitar acidentes graves que podem levar a prejuízo no seu equipamento e também em bens materiais de terceiros.
Por exemplo imagina seu drone caindo em algum carro ou batendo em alguma vidraça daquele prédio? Prejuízo e dor de cabeça
Agora o maior risco de todos é quando drones atingem pessoas, sejam elas conscientes ou não, que o equipamento está na área. Isso não tem valor monetário, você é responsável por todos a sua volta quando estiver voando.
Os Drones ganharam cada vez mais espaço nos dias atuais, ou seja, os drones são muito usados atualmente para fins profissionais. Essas máquinas estão sendo usadas para mapeamento aéreo, vigilância, combate ao crime, na agricultura, por órgãos públicos e uma série de outras áreas de atuação.
Portanto, o difícil mesmo e dominar e ter habilidade com seu drone. Saber manusear, pilotar com segurança, evitar acidentes e saber lidar com situações inesperadas, como rajadas de vento ou chuvas, é mais complexo do que parece.
Confira os 5 motivos para fazer o Curso de Operação de Drones aqui na RRDrones
O mercado de trabalho vem se transformando de uma forma radical. Muitas profissões devem desaparecer com as novas tecnologias, mas muitas novas também devem surgir. Piloto de drone é uma dessas profissões, que tem ganhado cada vez mais destaque.
Multifuncionais, os drones estão sendo usados nas mais diversas áreas: fotografia e filmagem profissionais, mapeamento geográfico, inspeções em indústrias, entrega de produtos e até estratégias militares. Com uma variedade enorme de possibilidades, o mercado dos objetos voadores não tripulados está em alta no Brasil.
Com tantas utilidades e em tantas áreas diferentes, o mercado precisa de profissionais capacitados, pois os riscos consideráveis em qualquer voo são grandes quando pilotos e operadores não possuem experiencias e habilidades necessária.
Além de gerar economia de tempo – permitindo a execução de tarefas que antes demoravam horas em minutos, no caso de mapeamento geográficos, consequentemente, aumento da produtividade no trabalho, o uso de drones em escala industrial possibilita maior precisão e agilidade na inspeção de plantas e equipamentos de grande porte.
Vivemos um momento em que novas tecnologias surgem a cada dia, fazendo parte de nossas vidas e rotinas. Essas inovações aparecem como formas de comodidade, praticidade e entretenimento, mas porque não as usar como uma maneira de lucrar? Segue alguns meios de trabalhar com seu Drone.
Entre outras infinitas maneiras de fazer uma renda extra.
Este ramo é muito promissor, e quem largar na frente certamente terá uma vantagem no futuro quando o mercado estiver mais consolidado. Se você é um apaixonado por drones, quer adquirir ou já possui um em casa, aproveite essas oportunidades. Não sabe qual drone escolher? Entre em contato com a gente e te ajudaremos nisso!
Se está procurando um curso extremamente completo e que é dado por profissionais completamente qualificados, que vão estar ali pra te ensinar tudo sobre como pilotar um drone, a como ter mais confiança e habilidade para levantar voo com seu Drone.
Aqui na RRDones você irá aprender desde conteúdos teóricos, a exercícios de voo para melhorar suas habilidades com o controle e seu drone, que está separado em 7 módulos, sendo eles:
Vale lembrar que nosso curso é focado na prática, então vamos voar, treinar, testar modos de voo e tirar todas as dúvidas que você tiver e até as que você não tiver.
Nosso objetivo é que você saia do curso com confiança para fazer os exercícios propostos e praticar com segurança.
E tem mais, para garantir que você realmente aprenda e tenha confiança, após 3 meses do curso, você poderá tirar todas suas dúvidas com relação a pilotagem e regras.
Procurar um curso de operação de drone on-line e, principalmente, no youtube é um erro cometido por muitas pessoas.
Isso porque a realização de um curso on-line ou pelo youtube não oferece para você um suporte necessário para pilotagem.
Abaixo, apresentaremos alguns motivos para que você não realize um curso de pilotagem on-line, principalmente, pelo youtube:
Às vezes, a realização de um curso de pilotagem pela internet acaba não sendo uma boa ideia
Além de todo conhecimento que é adquirido no curso de pilotagem de drones, a realização deste curso você irá ganhar conhecimento de tudo que precisa saber para poder sair pilotando com seu por aí.
Com isso, é muito importante escolher um curso bem qualificado e dado por profissionais especializados na área, onde irão te ensinar a manusear o drone corretamente, você pode realizar serviços com ele com mais rapidez, agilidade e confiança.
Podemos dizer que seja a principal vantagem em realizar um curso de operação de drones presencial, pois assim, você terá todo o conhecimento necessário de pilotagem e evitar que ocorra um acidente e você perca seu drone será bem menor.
O curso de pilotagem de drone, pode ser realizado presencialmente em Campinas-SP, com profissionais totalmente qualificados, onde você terá todo apoio e suporte necessários, com um total de 5 horas, sendo em média 1h e 30 minutos de aula teórica e o restante tudo prática.
Além disso, após o término do curso, você receberá o acompanhamento durante 3 meses, para que assim receber seu certificado.
Então, o curso oferecido pela RRDRONES, tem aulas presenciais com locais de voo seguros e autorizados.
Portanto, como as aulas são teóricas e práticas, após o curso teórico você pode colocar em prática tudo que aprendeu sempre tendo o auxílio dos professores.
Afinal é importante ressaltar que o curso tem o foco, principalmente, na prática, então com um curso presencial você pratica muito muito mesmo, ou seja, que ao sair do curso certamente terá confiança e muito mais habilidade para pilotar seu drone.
Por fim, vale lembrar que, quando você adquirir seu drone, o primeiro passo antes de qualquer coisa é procurar um curso de pilotagem.