DJI FPV - o mais novo Drone da DJI

Já teve a oportunidade de pilotar um Drone FPV? Não? Então confira esse novo droneda DJI, que traz uma experiência surreal para seus usuários, trazendo o melhor que um drone pode trazer. Confira então tudo sobre esse Drone.

Voe pelos céus de um modo que antes parecia ser impossível. Nunca perdemos paixão por voar e, com o DJI FPV, esta fascinação transformou imaginação em realidade. Então fique ligado que vamos te contar tudo sobre esse Drone que chegou pra trazer uma experiência surreal para seus usuários. 

Grande parte dos drones que encontramos por aí voando para longe de seus pilotos, são drones que realização fotografia e vídeos aéreos como a linha DJI Phantom e DJI Mavic.  

O DJI FPV Drone é o primeiro drone FPV lançado pela DJI, que oferece em um pacote completo sem necessidade de componentes extras a possibilidade de voar de forma completamente diferente do que os drones tradicionais. 

Com um controle mais avançado do drone em modo manual, possibilitando atingir alta velocidade e manobras das mais variadas formas possíveis como loopings, ou mesmo voar com a experiência de um drone tradicional. 

Embora esses drones sejam ótimos para quem está começando a pilotar (LEIA TABÉM A IMPORTÂNCIA DE SE FAZER UM CURSO DE PILOTAGEM DE DRONE). 

Trazendo assim uma experiência divertida, por ser um equipamento Elegante e aerodinâmico, a aeronave DJI FPV conta um poderoso sistema de propulsão, resistentes a ventos fortes e longa duração da bateria, ou seja,  tornando o sistema tão potente quanto atrativo visualmente 

Mas afinal, o que é um DRONE FPV?

A sigla “FPV” vem de First-Person View ou Flight Pilot´s View, que em português traduziria-se para “Visão em primeira pessoa” ou “Vôo na visão do piloto”. Esses drones usam uma câmera frontal que transmite seu feed de vídeo ao vivo para um par de óculos em tempo real. 

Primeiramente quando se trata de controlar o drone, ainda mais se for um drone FPV que oferece uma experiência de voo muito mais dinâmica e imersiva em comparação com o que você esperaria de um drone mais voltado para o consumidor destinado a fazer fotografia aérea.  

Seja você um piloto FPV experiente ou um mero novato, o DJI FPV oferece três modos de voo intuitivos que permitem que qualquer um voe a partir do primeiro contato, ou seja, mesmo se você for iniciante irá conseguir manusear esse drone.

Diferente da maioria dos drones FPV, o DJI FPV Drone poderá ser controlado de modos diferentes, incluindo modos semelhantes aos tradicionais da DJI – bem fáceis de serem pilotados, mas com algumas características de drones FPV. Ele tem três modos de voo: normal, sport e manual. Abaixo vou estar explicando cada um deles: 

1. Modo Normal

Nesse modo, o drone voa igualmente ao modelo DJI Mavic – com GPS e sensores ativados. Dessa forma, é possível utilizar a função Return to Home (o drone retorna para o ponto de onde decolou). 

Isso envolve toda a tecnologia de prevenção de colisões a bordo do drone – sistemas de visão para frente e para baixo, bem como sensores infravermelhos – junto com o GPS para estabilizar o quadricóptero e evitar que você caia.   

Outro detalhe é que a velocidade fica limitada. Vale destacar que, diferente de um modelo tradicional, em curvas ele segue o conceito semelhante ao de um avião, fazendo a curva angulada e gerando uma imagem mais realista e suave, já que o gimbal é de 2 eixos e não fica horizontalmente estabilizado como em um drone com gimbal de 3 eixos. 

2. Modo Sport

Depois de pegar o jeito do modo normal, o próximo passo é o modo esportivo – permitindo que você voe mais rápido, enquanto oferece um pouco mais de agilidade nos manípulos.  

DJI é bastante vago ao explicar o que isso significa, mas parece que permite mais espaço para respirar um pouco mais agressivo nos controles. No entanto, se você usar muito de qualquer controle, o drone ainda se salvará mantendo sua posição no ar. 

3. Modo Manual

E aqui a brincadeira é outra. Depois de atingir seu potencial máximo no modo esportivo, é hora de entrar no modo manual. 

Os sensores e acelerômetros ficam desligados, assim como qualquer outra limitação de velocidade. Ou seja, isso desliga todos os sistemas de aviso de colisão e oferece controle total do drone sem as rodinhas que você tinha no modo esportivo. 

Se você tirar as mãos dos controles enquanto este modo estiver ativo, o drone cairá do céu. Antes de liderar o modo manual com seu drone, eu definitivamente recomendo experimentar o simulador FPV da DJI em seu dispositivo móvel.  

Nesse modo é necessário experiência de controle em drones FPV. É muito diferente e mais complexo de controlar do que um drone tradicional. As imagens também alcançam outro nível de possibilidade, já que o drone pode ficar de cabeça para baixo quando o piloto desejar, e mesmo assim ir para cima ou para baixo, já que o controle de direção e velocidade fica totalmente na mão do piloto. 

Falhar em um ambiente virtual é muito mais barato e permite que você tente novamente instantaneamente quando as coisas derem errado. 

Um Drone Altamente Intuitivo

Eleve sua experiência de voo a novos patamares com o novo Controle de movimentos DJI. Este compacto dispositivo permite que a aeronave faça manobras com base nos movimentos executados por sua mão.

Da mesma forma, não se trata de uma mera inovação da indústria FPV. Mas sim de um modo completamente novo de voar. 

Como este tipo de drone tende a voar com mais velocidade e as manobras podem significar um risco até para a aeronave, ou seja, um controle extra foi desenvolvido pela DJI e ele lembra um Sidestick de Airbus, só que funcionando sem fios e respondendo ao movimento das mãos. 

Assim como para pilotos experientes, voos manuais em FPV podem ser intimidadores. É por este motivo que o DJI FPV conta com um botão de freio e voo estacionário emergencial. 

Uma das maiores novidades e que vai agradar muitos usuários é o botão de estabilização do drone. A DJI incluiu um botão que, ao ser pressionado, fará o drone estabilizar, não importa a situação que ele se encontre.

Ou seja, você está pilotando e, em um determinado momento, com o drone de cabeça para baixo, perde a localização e não sabe como contornar – dessa forma a colisão será eminente, mas, ao pressionar esse botão, o drone estabiliza novamente. 

Essa função vai agradar qualquer piloto de drone FPV com pouca ou muita experiência, porque poderá salvar o drone em muitas situações. 

Recuros Avançados de Segurança

  • Recursos como luz auxiliar inferior 
  • Retorno à Base Inteligente (RTH) 
  •  Retorno à Base em caso de bateria fraca  
  • Detecção de obstáculos frontal e inferior foram integrados ao DJI FPV para garantir a segurança de voo até mesmo em alta velocidade. 

Qualidade de Imagem

Obtenha gravações tão incríveis quanto a intensidade de seus voos. 

Poderosas habilidades de propulsão combinadas a um campo de visão super amplo em 150° concedem uma exibição sem precedentes. Graças a estabilização RockSteady e correção de distorções concedem aos pilotos resultados ainda mais nítidos e dramáticos, ou seja, esse drone não veio apenas pra ser só mais um da marca chinesa.

Gravações Surreais

A aeronave DJI FPV é capaz de gravar vídeos em 4K/60 fps em até 120 Mbps, capturando detalhes tão nítidos quanto a intensidade de voo. 

Câmera

O DJI FPV Drone traz uma câmera com suporte à resolução 4K 60FPS, prometendo alta qualidade de imagens. O bitrate é de 120Mbps, associado ao sistema de estabilização RockSteady (mesmo utilizado na OSMO Action), com promessa de imagens tão boas quanto um sistema de gimbal mecânico. 

Aliás, ele tem um gimbal de 2 eixos, que faz a câmera se mexer na linha vertical quando o drone está estabilizado horizontalmente. A câmera ainda traz perfil D-Cinemalike, mais uma característica importante por proporcionar um controle maior na manipulação das sombras e cores, importantes para pós produção. 

Não importa quanto dinamismo e agilidade usar nas manobras, a tecnologia RockSteady EIS garante gravações super nítidas. 

Outro detalhe relacionado a câmera do drone é que ela tem um conceito diferente de drones tradicionais: não fica alinhada horizontalmente, já que o drone não possui um sistema de gimbal de 3 eixos.  

Na verdade, nem teria sentido estabilizar horizontalmente como um drone tradicional, afinal é justamente um diferencial de drones FPV capturar imagens na angulação que o drone está.  

No caso do DJI FPV Drone, com o extra do piloto ainda gerenciar o ângulo vertical de gravação da câmera. No controle é possível escolher entre alguns ângulos pré-definidos para a câmera.

Design

O design do drone chama a atenção por ser consideravelmente diferente dos drones tradicionais e também de drones FPV. Ele é bem maior e mais robusto.  

Possui um projeto mais fechado, diferente do conceito DIY (do it yourself / faça você mesmo), onde o usuário pode escolher uma infinidade de peças e montar um drone bem personalizado.  

O DJI FPV Drone praticamente não permite mudanças, assim como um modelo tradicional da DJI. Lembro que o drone é voltado para captura de imagens, chamado também de drone cinematic, e não para corrida ou manobras, justamente os perfis que sofrem mais com colisões e precisam de trocas de peças de forma mais regular. 

Recursos avançados de Segurança

Na parte frontal, há sensores de obstáculos, também presentes na parte de baixo, junto com uma luz de LED. Aliás, LEDs estão por toda parte – a DJI não economizou nessa característica. O peso do drone é de 795 gramas no total. Como base de comparação, um Mavic 2 Pro pesa 907 gramas e um Mavic Air 2, 570 gramas. 

Recursos como luz auxiliar inferior, Retorno à Base Inteligente (RTH), Retorno à Base em caso de bateria fraca e detecção de obstáculos frontal e inferior foram integrados ao DJI FPV para garantir a segurança de voo até mesmo em alta velocidade. 

Sensores

O DJI FPV Drones traz sensores de obstáculos na parte frontal, e também na parte de baixo, que funcionando quando o drone está operando em modo normal. Em modo sports e modo manual, esses sensores são desligados. 

Já os sensores ToF ajudam em questão como decolagem e pouco. Por fim, a DJI adicionou luzes de LED na parte inferior, como fez com o Mavic 2 e Mavic Air 2. Uma série de outros LEDs estão espalhados pelo corpo do drone, e servem para informação sobre o status do drone. 

Bateria

Como todos sabemos, baterias quase sempre são um problema em drones, e quando falamos em drones FPV o problema é potencializado, sendo bem difícil alcançar muito tempo de autonomia de voo, já que eles possuem uma potência bem maior. Dessa forma, também consomem mais bateria. 

O DJI FPV Drone, através de sua bateria inteligente, promete cerca de 20 minutos de voo em modo normal com pouco vento, caindo bastante quando em modo sport, já que o drone fica muito mais rápido.  

Quando falamos em modo manual, onde o drone pode mudar radicalmente de direção, mais potência é necessária e a bateria é consumida de forma ainda mais rápida. 

De acordo com alguns relatos, voando rápido ele tem autonomia inferior a 10 minutos, mas pode melhorar com alguma atualização de firmware futura. 

A bateria é um modelo com 2.000 mAh e 6 células, com tamanho bem grande. Outro detalhe é que o DJI FPV Combo traz apenas uma bateria, um pouco frustrante já que proporcionará poucos minutos de voo, e o tempo de recarga não é dos mais rápidos. 

 Um kit com mais baterias, assim como o Fly More nos drones tradicionais, é altamente recomendado. 

DJI Goggles V2

ransmissão em 810P 60FPS em modo de alta qualidade ou 120FPS em modo de baixa latência 
– Os vídeos podem ser gravados em um cartão no controle em resolução 1080P 120FPS 
– Transmissão em frequência dupla, 2.4GHz e 5.8GHz 
– Tecnologia de conexão OcuSync 3.0 
– Suporte à conexão com smartphone/tablet para transmissão da captura da câmera 

Através de um adaptador, é possível passar a imagem que o drone está capturando, a mesma que vai para o óculos, para a tela de um smartphone ou tablet. Dessa forma, é possível ver distância, altitude e várias outras informações. O app responsável por receber esses dados será o já conhecido DJI Fly. 

DJI Remote Controller V2

O Goggles V2 sofreu pequenas alterações sobre a versão que vem com o FPV System, já o controle mudou bastante. O Remote Controller V2 ficou bem menor, muito parecido com um controle de videogame.  

Ele traz características tradicionais de controles da DJI, como sticks removíveis – aliás, o stick esquerdo vem por padrão centralizado, mas normalmente esse stick não tem essa funcionalidade em um controle de drone FPV, ele fica literalmente “dançando solto”. 

 A DJI adicionou um sistema que permite deixar ele “centralizado” para voos em modo normal e sport, mas podendo ser liberado para o modo manual. Outro detalhe característico de controles de drones FPV também está presente nele: uma presilha para uma alça a fim de manter ele parcialmente preso. 

DJI Motion Controller

O novo controle de movimentos (Motion Controller) é uma inovação na linha de produtos da DJI, sendo o primeiro controle desse perfil desenvolvido pela empresa, curiosamente junto com o primeiro drone FPV que ela lança também. 

 O conceito é muito legal e já apareceu em soluções de outras marcas. A proposta é bem diferente do que os tradicionais joysticks com dois sticks que fazem o papel de controle de todos os eixos e velocidade de controle do drone. 

A ideia do Motion Controller, leia-se controle de movimento, é que o usuário vai angulando a mão e fazendo o exato movimento que deseja que o drone siga, considerando a imagem que o drone passa para o óculos, o retorno do movimento que o piloto deve fazer.  

Acredito que esse controle é outro fator que pode ajudar bastante a popularizar esse perfil de drone, até então bem difícil de ser controlado. 

DJI Virtual Flight

Para completar, a DJI anunciou também o DJI Virtual Flight, simulador de drones FPV para treinos ou simplesmente jogar.  

Esse simulador visa ajudar o usuário iniciante a entender como funciona um drone FPV, e naturalmente ajuda a treinar o controle do drone, tanto para iniciantes como para usuários mais avançados.  

É possível colocar o óculos e usar o controle para voar, sendo o drone o único componente “virtual” no jogo, dessa forma passa um cenário bem real do que acontecerá na pratica, sem o medo de uma colisão com o drone. Como se trata de um game, é possível controlar também pelo celular. 

Para quem pretende entrar no mundo dos drones FPV, é quase que obrigatório treinar algumas boas horas em um simulador de drones FPV, já que o controle desse tipo de drone é bem diferente de um drone tradicional.

Drones FPV em modo manual, onde o piloto tem controle total do drone, e isso quer dizer inclusive “segurar” na mão a estabilização dele, é natural acontecer muitos acidentes e para minimizar esse tipo de problema na prática e acabar estragando o drone, existem os simuladores. 

DJI FPV Drone - Principais especificações

Gravação de vídeos em resolução 4K 60FPS e 1080p 120FPS 
– Estabilização digital RockSteady 
Bitrate de 120Mbps 
– FOV (Field of view / cambo de visão) de 150º graus 
– Distância de controle de até 10Km e tecnologia de conexão OcuSync 3.0 
– Bateria de 22.2v, 2.000mAh com 6 células 
– Autonomia de voo de até 20 minutos (sem vento com velocidade de 40Km/h) 
– GPS com função Return to Home 
Gimbal com sistema de 2 eixos 
– Modos de voo normal, sport e manual 
– Controle com botão de estabilização de voo 

Em conclusão o lançamento do primeiro drone FPV da DJI é muito importante para esse segmento. Portanto é um produto com forte apelo para quem busca captura de imagens, elevando as possibilidades em cima do que já conhecemos em bons modelos de drones da empresa. 

O fato de oferecer um kit completo também ajudará muito a acelerar sua entrada no mercado, especialmente por conseguir unir características já tradicionais em modelos da empresa, mas em um drone FPV. 

Por fim podemos concluir que o preço desse Drone deve ficar bastante salgadinho, especialmente para nós brasileiros, principalmente com essa oscilação constante do dólar.  

O kit FPV Combo deve chegar aqui por valores na casa de R$15.000 ou mais, e certamente alcançará os R$20.000 com baterias extras, tornando ele um kit para poucos.  

Em suma com dados vazados, a DJI espera que 55% de todos os compradores venham de drones tradicionais, 35% buscando uma experiência de voo única e apenas 10% dos pilotos de drones FPV existentes. 

 

PRAÇA CAPITAL – LONDRES SALA 17 – CAMPINAS – SP – BRASIL

 

contato@rrdroness.com.br

 

+55 19 98876-3084

RRDrones Eletronica LTDA – Todos os direitos reservados

account android arrow-alt-circle-down arrow-alt-circle-left arrow-alt-circle-right arrow-alt-circle-up arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up author bars behance blogger buffer caret-down caret-left caret-right caret-square-down caret-square-left caret-square-right caret-square-up caret-up cart-menu-1 cart-menu-2 cart-menu-3 cart-menu-4 categories chevron-down chevron-left chevron-right chevron-up clock close comments cookies copyright coupon-discount date-modified date-published discord double-arrows-down double-arrows-left double-arrows-right double-arrows-up dribbble envelope-open envelope eye facebook fax flickr foursquare github gmail google-drive grid-view hashtag hollow-ring homepage instagram ios level-down-alt level-up-alt line link linkedin list-view login logout long-arrow-alt-down long-arrow-alt-left long-arrow-alt-right long-arrow-alt-up medium messenger mobile-menu mobile phone pinterest place qq quote-left quote-right quotes reading-time-hourglass reading-time-stopwatch reddit rss scroll-to-top search shazam shopping-bag shopping-cart side-panel-opening-2-left side-panel-opening-2-right side-panel-opening-left side-panel-opening-right skype slack small-arrow-down small-arrow-left small-arrow-right small-arrow-up sms snapchat soundcloud spinner spotify stackoverflow sync telegram tiktok times-circle tinder trello tripadvisor tumblr twitch twitter viber vimeo vine vkontakte website wechat whatsapp windows wishlist xing yelp youtube zoom