
Desde há alguns anos, a DJI vem se tornando referência número um no no mercado dos Veículos Aéreos Não Tripulados. É possível encontrar facilmente muitos drones da DJI no mercado com recursos e características que são de impressionar qualquer usuário que deseja adquirir um drone seja para trabalho ou hobby (LEIA TAMBEM, QUAL MELHOR DRONE PARA TRABALHAR) combinados com hardwares robustos e agradáveis que satisfazem todas as exigências dos usuários mais radicais.
Os drones se tornaram uma grande parte da vida de muitas pessoas modernas. Mesmo aqueles que não tiveram a chance de voar um viram o grande trabalho na internet e tomadas aéreas para os anúncios, programas de TV e filmes que assistem regularmente. Novas tecnologias estão constantemente tornando os drones melhores do que qualquer um poderia imaginar
Quando se falamos na linha PHANTOM da DJI, encontramos uma grande variedade de modelos, alguns já saíram de linha como “Phantom 1, Phantom 2, Phantom 3”, mas ainda são encontrados para vendas como seminovos, e mesmo assim continuam sendo queridinhos pelos seus usuários, outros modelos se tornaram referência da marca como Phantom 4 e suas variações que se tornaram o carro-chefe da marca.
À princípio os modelos que são encontrados para compras em status de seminovos são Phantom 3 e suas variações (Standard, Advanced, Pro e 4K) e Phantom 4 e suas variações (Pro e Advanced), pois ambos modelos a marca optou em parar de fabricar, já os modelos Phantom 4 Pro V2.0 e RTK continuam sendo fabricados pela marca.
Embora os Drones da linha Phantom sejam muito fáceis de manusear e oferecerem uma gravação de vídeos em até 4K (podendo variar de acordo com o modelo). Além disso os usuários podem desfrutar de uma visualização em tempo real das suas gravações durante os vôos através da conexão entre a câmera e o celular. Com uma construção compacta e muito leve, é simplesmente o produto mais adequado para todas as suas aventuras aéreas.
No geral, todos os modelos da Phantom são bem desenvolvidos e oferecem uma excelente relação entre recursos oferecidos e custos associados. Têm como objetivo principal satisfazer as necessidades dos usuários mais comuns ou profissionais. Por isso, é seguro afirmar que nenhum destes drones é uma má escolha. Se você está pronto para comprar um drone e iniciar a sua jornada de pilotagem, é essencial fazer uma lista de todas as características e especificações que gostaria de desfrutar durante os seus vôos.
A linha Phantom é bastante conhecido pela sua capacidade de captura de fotografias em até 12MP e gravação de vídeos na resolução de até 4K. Os controles de vôo são bem mais simples, ao contrário de outros modelos drones concorrentes no mercado, já que a sua estrutura leve e compacta faz com que o drone se movimente mais facilmente pelo ar.
Os recursos de GPS integrado e de ‘voltar a casa’ e o aplicativo de controle avançado tornam os drones da linha Phantom adequado para amadores e profissionais. Apesar de ser algo dispendioso, oferece todos os recursos interessantes e essenciais. Assim como o usuário pode explorar o mundo à sua volta com o modo de piloto automático que pode ser facilmente ativado no aplicativo.
De maneira idêntica a linha apresenta uma característica visual extremamente agradável e seguem um padrão em todos os modelos da linha – corpo robusto de plástico em branco, suportes de apoio de aterragem, quatro rotores e tamanho compacto – estas são as características que compõem a linha Phantom da DJI. Em outras palavras, esses drones são muitos leves para transportar na sua mala, mas em primeiro lugar deve desaparafusar as lâminas para poder arrumar o equipamento mais comodamente. Por outro lado, é um modelo bastante robusto que aguenta pequenas quedas e colisões leves contra objetos. Um dos melhores aspetos deste equipamento é que as lâminas do rotor podem ser substituídas caso fiquem danificadas após uma queda ou colisão.
No geral, todos os modelos da Phantom são bem desenvolvidos e oferecem uma excelente relação entre recursos oferecidos e custos associados. Têm como objetivo principal satisfazer as necessidades dos usuários mais comuns ou profissionais. Por isso, é seguro afirmar que nenhum destes drones é uma má escolha. Se você está pronto para comprar um drone e iniciar a sua jornada de pilotagem, é essencial fazer uma lista de todas as características e especificações que gostaria de desfrutar durante os seus voos.
Mas afinal o que significa e o pode estar ocasionando esse erro CÂMERA SENSOR ERROR, continue lendo esse texto, que vamos explicar tudo sobre esse erro, suas possíveis causas, como identificar e as possíveis soluções necessárias para estar corrigindo o mesmo.
Apesar de ter vários modelos da linha Phantom o mesmo oferece uma câmera capaz de realizar gravações com uma resolução de vídeos em até 4K para os usuários poderem desfrutar de gravações nítidas e detalhadas durante os seus voos. Podem também alterar facilmente entre a resolução 1920p, 1080p e 720p conforme necessário (variando conforme o modelo), e as imagens são guardados nos formatos de arquivo MOV e MP4. Adicionalmente, pode capturar fotografias com uma resolução de 12MP – Phantom 3 e todas suas variações, assim também como Phantom 4 Standart, no caso do Phantom 4 Pro V2.0, já vem equipado como uma câmera capaz de tirar fotos em até 20MP com todos os detalhes devidamente preservados em todos os modelos.
A câmera do Phantom conta com uma lente otimizada, entregando fotos e vídeos com riqueza de detalhes, vibrantes e nítidos, ao mesmo tempo em que mantêm a precisão de cores.
Primeiramente aquele frio na espinha, você acaba de ligar o seu Phantom e bumm, aparece na tela uma faixa vermelha com CAMERA SENSOR ERROR. Tela preta, sem imagem de câmera.
De fato, é uma situação que nos assusta, já que muita gente usa seu drones para trabalho, e é necessário estar sempre com ele em perfeitas condições.
Mas não se preocupe, vamos te mostrar as principais causas por traz desse erro e as possíveis soluções que devem ser feitas para solucionar.
POSSÍVEIS CAUSAS DO CAMERA SENSOR ERROR
De acordo como está escrito, CAMERA SENSOR ERROR, nada mais é do que um erro no sensor da câmera, ou mesmo na ligação desse sensor com a placa principal.
Com isso, podemos elencar duas principais peças que podem ser as causadoras:
O primeiro é realmente a peça em questão, bem como o que leva o nome do erro no drone. Já na segunda peça, ficamos no quesito do caminho do sinal de câmera, ou seja, o que envia informações para a placa principal.
O Sensor da Câmera é um dispositivo cheio de elementos sensíveis à luz, que conhecemos como pixels. Eles se organizam em linhas verticais e horizontais, ou seja, é por meio deles é que podemos identificar a resolução de uma câmera.
A função do cabo flat (flat cable em inglês) é fazer a conexão de componentes essenciais para a usabilidade de eletrônicos com a placa mãe. Esse cabo possui ao longo da sua superfície inúmeros condutores metálicos que permite a conexão com a placa mãe.
Portanto essas são as duas principais causas desse erro, que podem trazer alguns problemas na câmera de seu drone como:
Mas antes de seguirmos em frente, vamos de mostar os 7 erros principais erros na configuração da câmera que iniciantes comentem e que podem trazer de fato uma frustação pra quem quer logo já sair voando com seu Drone.
Configurar a câmera do seu drone corretamente é essencial para uma captura excelente de foto aérea. Portanto sem essas configurações corretas da câmera, sua imagem final estará longe do que você espera. Para lhe dar uma ajuda separamos 7 erros comum que iniciantes cometem na hora de configurar a câmera
Por que sua foto às vezes aparece em branco ou preto? Verifique o modo de exposição! Você pode escolher entre o modo AUTO (automático) e M (manual). Por exemplo, alguns pilotos podem usar o modo M e definir uma velocidade lenta do obturador para uma fotografia noturna. E, se você esquecer de redefinir a câmera para fotografar em condições de iluminação diurna, obterá uma imagem branca sólida. Assim, para evitar essa situação, recomendamos que você primeiro selecione o modo Automático para verificar a imagem e, em seguida, alterne para o modo Manual para ajustar as configurações.
Sua imagem continua aparecendo muito clara ou muito escura? Resolva isso ajustando o EV (Exposure Value) até que a imagem na tela seja exposta corretamente. Na sua forma mais simples, EV + mudanças irão tornar a imagem mais claras, e EV- mudanças vão tornar a imagem mais escura.
Mas vale ressaltar que você não pode alterar o EV no Modo Manual, pois a compensação de exposição é obtida ajustando o ISO ou a velocidade do obturador.
Alto ISO lhe permite atirar em velocidades mais altas ou em ambientes de pouca luz, mas também leva a um aumento de ruído. Durante o dia, um ISO alto normalmente resulta em uma imagem excessivamente brilhante e barulhenta. Por esse motivo, certifique-se de verificar se você configurou o ISO corretamente para ter bons resultados em suas imagens
As cores nas suas imagens não aparecem legais? Quando suas fotos aparecem com uma cor não atraente, você deve reajustar o equilíbrio de branco. Diferentes fontes de luz têm diferentes temperaturas de cor. Como a câmera não pode se ajustar automaticamente, você precisa modificar o tom de cor da imagem manualmente. E usar o modo de Equilíbrio automático de branco, é uma boa pois ele funciona bem na maioria das situações.
Suas imagens estão com um foco péssimo? Você tentou tocar na tela para focar, não funcionou? Isso pode acontecer quando você seleciona o modo MF (Foco manual). Mude para AF (Focagem automática), para que possa tocar para focar. No entanto, quando está escuro e o foco automático não funciona, você pode alternar para MF e ativar o pico de foco. Isso ajudará você a obter um foco preciso durante suas fotos ou gravações noturnas.
Já reparou que as vezes suas fotos perdem qualidade? Nesta situação, você pode estar verificando o formato da imagem. A DJI oferece três opções de formato de foto: JPEG, RAW e JPEG + RAW. Recomendamos que você use RAW se quiser editar a foto mais tarde. Porque o RAW mantém muito mais informações e detalhes do que o JPEG. Então você pode editar RAW sem diminuir a qualidade da imagem
Obtendo várias imagens quando você pretendia tirar apenas uma foto? Os drones DJI suportam vários modos de foto – Simples, Múltiplo, AEB, HDR, Disparo Temporizado, etc. Vá até o menu de modo foto e certifique-se de ter selecionado Disparo Único.
Então, após entender como configurar sua câmera de maneira correta, agora vamos mostrar como identificar qual peça pode estar causando o ERRO NO SENSOR.
Em suma você pode enviar seu drone para alguma assistência técnica (RRDrones especialista em assistencia tecnica de Drones), para realizar alguns testes e verificar qual o real problema.
Caso contrário, se tiver experiência e paciência, optar por fazer por si mesmo a análise. Uma das alternativas é fazer a troca do sensor da câmera do seu drone, e testar se o erro persiste.
Visto que visualmente não é possível identificar a maioria dos problemas (Dicas e cuidados que você deve ter com seu Drone).
Em caso de o erro persistir, a próxima peça seria trocar o cabo flat.
Especialmente o cabo flat, deve ser manuseado com muito cuidado, pois é uma peça super sensível, além disso, recomendamos o uso de peças originais.
Igualmente para o sensor da câmera, indicamos atenção para efetuar a troca.
Em virtude que ao mesmo tempo que é fácil de trocar, existe o risco de danificar o cabo flat.
Apesar de ser um erro comum e “teoricamente” simples de resolver, sempre aconselhamos que leve uma assistência técnica (RRDrones), para quaisquer problemas que seu drone venha a dar.
Acima de tudo, não devemos desconsiderar todos os cuidados necessários e saber pilotar um drone DJI, não é tão simples como parece, pois, é necessário muito estudo e praticar bastante para conseguir dominar esse equipamento.
Entender os cuidados que você tem que ter com seus drone, é essencial para que ele possa ter um funcionamento perfeito.
Muitas vezes, são cuidados simples, mas que, por um deslize, podem acarretar em grandes problemas técnicos ou até mesmo perda do seu Drone.
Por isso temos nós da RRDrones disponibilizamos um treinamento completo, com profissionais extremamente qualificados para te ensinar tudo que você precisa saber de como pilotar um drone.
Afinal ter um drone é como ter filho, temos que tomar todo os cuidados possíveis.